O Sempre Criança é um projeto social sem fins lucrativos, que desenvolve atividades para promover o voluntáriado através de ações em prol do bem-estar de diversas crianças de comunidades carentes de Niterói e São Gonçalo.

O que é um Sempre Ação?

Queridos Voluntários,

É muito comum as pessoas entrarem em contato perguntando como são realizadas as nossas atividades, como se faz para participar, o que é necessário levar… dentre muitas outras perguntas. Diante disso, esse post texto tem como objetivo minimizar a maioria das dúvidas.

Afinal, o que é um Sempre Ação?

“Acreditamos na importância do brincar para o desenvolvimento infantil e na construção de habilidades sócio emocionais e vínculos entre as crianças e os voluntários participantes. Trabalhamos valores, sensações e sentimentos em cada encontro, construindo um espaço rico em imaginação, criatividade e memórias.”

O Sempre Ação é uma atividade realizada duas vezes ao mês, sempre aos finais de semana, onde todos são convidados a participar. Menores de 16 anos precisam ir acompanhados do seu responsável e incentivamos a participação da criançada para tornar o momento de troca ainda mais divertido. É necessário estar no local e horários marcados (confira a nossa agenda) e usar a nossa camisa “VOLUNTÁRIO”, da nossa lojinha, que está a venda em todas as nossas atividades (ela custa R$40,00, e aceitamos todas as formas de pagamento: dinheiro, pix, transferência e cartão de crédito e débito).

Por que precisa comprar a camisa?

A venda dos nossos produtos nos auxilia na nossa sustentabilidade financeira, já que todo o valor arrecadado é integralmente revertido para a manutenção dos nossos programas.

Uma vez adquirida a sua blusa “VOLUNTÁRIO” você pode participar de toda e quaisquer ações promovida ao longos dos anos, como se fosse um passaporte.

Como devo me vestir para ir ao Sempre Ação?

Recomendamos que use roupas confortáveis, inclusive nos pés! Muito provavelmente você vai correr e sentar no chão durante as atividades. Pedimos às meninas que evitem usar shorts ou saias curtas, pois seguimos as recomendações dos locais que visitamos e para preservar a inocência das crianças.

Uma conselho importante é evitar o uso de muitos acessórios como brincos grandes, colares, pulseiras e anéis pois podem enganchar na roupa de alguma criança, ou um bebê possa puxar.

Nossa última recomendação é guardar o seu celular em um local seguro, além de não ser permitido tirar fotos ou gravar vídeos no Lar da Criança, não nos responsabilizamos por eventual dano ao aparelho em caso de acidente.

O que acontece no Sempre Ação?

A atividade tem início no nosso ponto de encontro. A partir de 13:40 encontramos com nossos voluntários em frente ao colégio Salesiano (Rua Santa Rosa, 207 –  mais especificamente em frente a Avenida Sete de Setembro). Sempre pedimos aos que podem, irem de carro.

Por volta das 14h, nos dividimos entre os carros, e partimos para o nosso destino: Orfanato Lar da Criança Padre Franz, em Ititioca.

Chegando lá, sempre conversamos com nossos voluntários sobre o que é o projeto, nossas futuras atividades. Como temos uma rotatividade grande, tem sempre gente nova querendo nos conhecer mais um pouquinho!

Sempre começamos nossa atividade com um lanche! Nada melhor do que iniciar uma tarde repleta de brincadeiras e correria com as crianças com um delicioso lanchinho.

A seguir, partimos para a nossa atividade, tentamos direcionar a algum tema que acrescente algo de importante para a formação das crianças.

Já falamos sobre higiene bucal, preservação ambiental, oficinas de música, de leitura & desenho, da importância das frutas na alimentação… Inclusive se você tiver alguma sugestão fale conosco! Nosso baú de ideias para as nossas atividades por vezes sente falta de algo novo. Em nossa galeria de fotos é possível ter uma noção do trabalho que fazemos.

No final da tarde, fazemos um tour pelas instalações do Lar da Criança, e finalizamos nossa atividade, por volta das 17h, cansados, suados, felizes e com uma vontade de “quero mais”.

Falta só você nos encontrar nos nosso ponto de encontro, normalmente no segundo domingo de cada mês. Pode levar sua mãe/tia/avó/pai/tio/avô.., basta ter mais de 16 anos! Não tem nenhuma companhia? Não se preocupe, você poderá fazer novas amizades ou ainda, encontrar aquele colega que não via há muito tempo! Então, participe!!!

Para receber nossas novidades por email, basta preencher o cadastro.

Quaisquer sugestão ou dúvidas sobre quem somos, o que fazemos, nossas atividades é só nos escrever: voluntarios@semprecrianca.org

Saudações Voluntárias,

Família Sempre Criança

2 respostas para “O que é um Sempre Ação?”

  1. Olá. Estou interessada em me engajar nesse projeto. Tenho uma boa experiência em trabalho em como assistente social em área de saúde. Estou recém aposentada, porém sinto que ainda tenho muito a contribuir e aprender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parceiros e apoiadores do Sempre Criança