Como é a Festa de Natal do Projeto Sempre Criança?
Chamamos nossa Festa de Natal de “Uma tarde dos sonhos” onde temos, aproximadamente, 500 crianças carentes de Niterói no ginásio do Colégio Salesiano Santa Rosa, todas elas esperando ansiosamente pelo Papai Noel.
Durante boa parte do segundo semestre do ano visitamos creches comunitárias e fazemos com as crianças a cartinha para Papai Noel. Cada criança pode escolher o presente que mais deseja, desenhando ou escrevendo com a maior riqueza de detalhes possível. Essas cartinhas são “apadrinhadas” por nossos amigos, parentes e voluntários, e no dia da Festa os brinquedos estarão lá escondidos na arquibancada, o mais próximo do que foi pedido pelos pequeninos.
Tentamos escolher creches diferentes a cada ano para darmos oportunidades para o maior número de crianças a chance de participar, além de tentar manter o espírito de surpresa entre a criançada. A única instituição que é permanente em nossas Festas é o Lar da Criança Padre Franz, orfanato localizado em Ititioca onde realizamos nossas atividades mensais, e onde temos grandes laços com as crianças de lá.
Nossa Festa começa um dia antes, arrumando, enfeitando o ginásio, além de embrulhar os todos os presentes. Pedimos ajuda aos nossos voluntários para essa maratona, pois não é fácil fazer isso tudo sozinhos.
Depois de um longo dia de arrumações, chega o grande dia! Os voluntários vão chegando aos poucos e encontram uma grande festa montada. Temos um guarda volumes, tenda para venda de camisa, equipe que distribui água durante todo o evento, posto médico, personagens caracterizados, cantinho da leitura e pintura, “amarelinhas” desenhadas no chão, pula pulas, piscina de bolas, escorrega, cama elástica…
São vários os momentos desse grande dia! Começa com uma gincana para descontrair, animar e unir todos os voluntários. Enquanto isso, ônibus (fretados por nós) estão buscando as crianças em cada instituição e trazendo ao ginásio.
Dividimos os voluntários entre as instituições, assim que o ônibus estaciona, eles buscam a criançada, acompanhando-as até o ginásio. Quando chegam, elas ficam maravilhadas com a festa montada. Correm de um lado a outro, sem saber por onde começar.
Assim, é a primeira parte da Festa. Brincam, pintam, lêem, correm, pulam! Em torno da metade da tarde, temos a atração principal. Então, organizamos todos (criança e voluntário) em torno do palco, enquanto esperam o grande show (em 2010 foi um show de circo), comem um pequeno lanche. Nos próximos 20 a 30 minutos, todos os olhinhos ficam paralisados, observando cada instante do espetáculo. Em seguida, mais correria!
O terceiro momento é a tão esperada chegada do Papai Noel. E ele aparece! Levando as crianças aos mais diferentes tipos de sentimentos, pois a maioria deles acredita sim, no bom velhinho. Ele vai passando pela arquibancada, e após algumas palavras, as cortinas são abaixadas e todos os presentes agora estão visíveis. Entregamos um a um, até todos eles terem o seu tão sonhado presente, já previamente escolhido.
Eis agora um grande momento de bagunça total! Imagine vários carrinhos de controle remoto de um lado para o outro, bonecas e mais bonecas, casinhas, skates, patins para todo lado. E a alegria de todos é contagiante. Muitos dos voluntários não conseguem segurar o pranto.
E assim, nossa Tarde dos Sonhos vai chegando ao fim. Os ônibus de cada instituição vão chegando, cada criança volta para casa com um belo sorriso estampado no rosto, em uma das mãos seu presente, e na outra um cartão de Feliz Natal e um bolinho Natalino para comemorar com sua família.
Durante toda a Festa temos seguranças e médicos para quaisquer emergências. Além de vários personagens que interagem com a criançada.
Trabalho bonito e necessario. Parabens
Olá!
Quero participar deste gesto de carinho!
Certeza que me sentirei muito feliz, em ver o sorriso no olhar de uma criança.