O Sempre Criança é um projeto social sem fins lucrativos, que desenvolve atividades para promover o voluntáriado através de ações em prol do bem-estar de diversas crianças de comunidades carentes de Niterói e São Gonçalo.

Depoimento: 1 ano de voluntariado da Sofia

Gostaríamos de compartilhar um depoimento lindo da nossa querida Sofia​:

“Nunca soube para que direção a minha vida estava indo, qual era o meu papel e importância nessa experiência de tempo contado. Foi há um ano atrás, na tarde de 11/10/2014 que eu tive todas as minhas dúvidas sanadas.

Parecia impossível algo ser tão marcante a ponto de mudar toda a minha percepção das coisas. Não era. Foi a partir daquele dia que eu percebi como o pouco pode virar muito: num mundo abastecido por dinheiro e ganância, onde cada vez mais as pessoas têm dificuldade em formar algo orgânico, puro e livre de interesses, esquecemos como fazer algo de graça pode gerar momentos que valem uma vida inteira. Pude ver o amor se manifestar em todas as suas potencialidades e seus jeitos. Entendi a diferença entre pena e compaixão. Vi como alguns problemas, antes taxados por mim como os maiores do mundo, são insignificantes. Senti como a empatia pode ser salvação no caos atual. Percebi que olhar as pessoas e as coisas com carinho é ter gratidão pela vida.

Aprendi, e aprendi muito. A cada trabalho, descubro que se recebe muito mais do que se dá: e esse retorno espiritual vale mais do que qualquer bem material por aí. Aprendi que, quando a alma é bela e as intenções são puras, não se precisa de mais nada. Que pequenos gestos tornam-se, em questão de segundos, gigantes. Que o amor, quando genuíno, pode dominar um ambiente com uma destreza admirável. Vocês me fizeram expandir meus horizontes; plantaram em mim a vontade de fazer o que faço aqui por todo o mundo.

A gentileza é capaz de fazer maravilhas em um ser humano – tanto no que pratica, como no que recebe. Sentimentos como ódio, raiva e vingança são altamente corrosivos quando cultivados; desrespeito, ignorância e egoísmo levantam muros e separam pessoas de forma traumática.

Conheci muitas crianças ao longo desse tempo no projeto e, consequentemente, muitos olhares. Nenhum era igual ao outro, mas todos tinham uma característica em comum: esperança. É esse brilho, essa naturalidade de sentimentos, essa transparência da alma, essa insistência em desfrutar de tudo até o último segundo de pessoas que, mesmo tão pequenas, ensinam lições de valor imensurável que me servem de motivação.

Vocês são o que me fazem acreditar que, um dia, as pessoas enxergarão o próximo com a mesma facilidade que enxergam a si mesmo. Que somos reflexo do que vivenciamos. Que o corpo é apenas um recipiente pra guardar a verdadeira riqueza que é a nossa luz interior. Que o mundo entenderá que toda revolução começa no espelho; e o primeiro passo pra humanidade é ser humano. E bora continuar a espalhar amor! “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parceiros e apoiadores do Sempre Criança