O Sempre Criança é um projeto social sem fins lucrativos, que desenvolve atividades para promover o voluntáriado através de ações em prol do bem-estar de diversas crianças de comunidades carentes de Niterói e São Gonçalo.

Dia Mundial da Alimentação: A Importância da Educação Nutricional por ONGs

O dia 16 de outubro é reconhecido como o Dia Mundial da Alimentação, celebrada em mais de 150 países, incluindo o Brasil, essa data propõe uma reflexão sobre a importância dos alimentos e destaca questões cruciais relacionadas à segurança alimentar e nutricional.

Neste ano, o tema definido pelas Nações Unidas (ONU) é “Direito aos alimentos para um futuro e uma vida melhores – não deixar ninguém para trás”, com o objetivo de buscar soluções que garantam que todas as pessoas tenham acesso a alimentos diversificados, nutritivos e em quantidade suficiente.

As ações em torno dessa data envolvem iniciativas de governos, setor privado e sociedade civil. No Brasil, a realidade da insegurança alimentar – situação em que as pessoas não têm acesso regular e suficiente a alimentos, comprometendo sua ingestão diária – é alarmante. Em 2023, o IBGE estima que 27,6% dos lares brasileiros enfrentaram esse problema, e a FAO aponta que 61 milhões de brasileiros sofrem com insegurança alimentar.

Diante dessa realidade, como nós podemos contribuir para combater a insegurança alimentar e nutricional?

Aqui no Projeto Sempre Criança temos o Sempre Saúde, um programa que tem como propósito promover atividades de saúde com o apoio de profissionais das áreas de nutrição, odontologia e psicologia, por meio de oficinas, aplicação de flúor e rodas de conversa focadas em educação e prevenção.

Baseado no Guia Alimentar para a População Brasileira, que traz recomendações para uma alimentação saudável, o Sempre Saúde tem por objetivo criar ambientes favoráveis à saúde por meio da educação nutricional, construir hábitos alimentares saudáveis e promover a segurança alimentar e nutricional, contribuindo para:

  • Redução de índices de sobrepeso e obesidade;
  • Melhoria do conhecimento sobre os alimentos, o que influencia nas atitudes e comportamentos alimentares;
  • Promoção de hábitos alimentares saudáveis;
  • Prevenção de doenças e complicações decorrentes de má alimentação;
  • Promoção de uma vida mais saudável.

Mas por que focamos na educação nutricional por meio das crianças?

Porque a alimentação desempenha um papel essencial no crescimento e desenvolvimento pleno das crianças. É nesse período que seus hábitos alimentares são moldados, influenciando suas escolhas futuras. A oferta de uma diversidade de alimentos também garante a inclusão de diferentes nutrientes essenciais ao seu desenvolvimento. Além disso, as crianças atuam como multiplicadoras de conhecimento, compartilhando o que aprendem com suas famílias.

Temos algumas edições ao longo do ano, sempre com oportunidades para participarem dessa ação, seja como voluntário, profissional de saúde ou apoiador por meio de doações.

Investir na educação nutricional das crianças é investir em adultos mais conscientes e saudáveis, que farão escolhas alimentares mais adequadas no futuro. Iniciativas como a do nosso Projeto nas crianças de hoje, contribui para um futuro mais saudável e inclusivo, alinhado ao tema deste ano do Dia Mundial da Alimentação.

Quais ações você acredita que podemos tomar individualmente ou por meio das empresas para contribuir com a segurança alimentar?

Comenta aqui embaixo! Vamos juntos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parceiros e apoiadores do Sempre Criança

?>