O Sempre Criança é um projeto social sem fins lucrativos, que desenvolve atividades para promover o voluntáriado através de ações em prol do bem-estar de diversas crianças de comunidades carentes de Niterói e São Gonçalo.

Sempre Saúde

 

Sempre Saúde

Voluntariado no cuidado da saúde infantil nas Instituições de ensino de Niterói

 

O Sempre Saúde tem como objetivo levar a instituições de Niterói um dia de educação em saúde às crianças e seus responsáveis em parceria com a PEBMEDHigh QualitySempre Criança, através da atuação de voluntários em instituições de apoio à infância, a curto e médio prazo. 

Aplicável às mais diversas áreas da vida pessoal e profissional, a empatia é uma competência de fundamental importância também na área médica. Estudos científicos mostram, por exemplo, que uma maior atenção às expressões faciais e modulação de voz dos pacientes é suficiente para despertar em profissionais de saúde uma mudança no comportamento durante as consultas, tornando-se mais atenciosos aos pacientes. 

Exemplo maior da capacidade empática, o trabalho voluntário pode ser visto como uma grande expressão de cidadania, na qual o indivíduo deixa a postura passiva de reclamar de coisas que não funcionam, e assume o protagonismo do processo, partindo para a ação em prol da transformação social

Neste contexto, o voluntariado médico representa um importante canal para o benefício de populações socialmente desfavorecidas, através do cuidado à saúde e prevenção de doenças e estimular o tratamento precoce se necessário. É neste cenário que PEBMED, High Quality e Sempre Criança se unem, para levar às instituições atendidas pelo projeto um atendimento médico diferenciado, pautado no zelo e atenção com pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

O Sempre Criança atua há 17 anos em Niterói e São Gonçalo, visando o cuidado com a infância e o incentivo ao voluntariado, e vê, nesta parceria, uma grande oportunidade de implementar uma ação social relevante em prol de crianças socialmente vulneráveis. 

Objetivos: Executar ações de atendimento multidisciplinar em saúde para crianças e seus pais / responsáveis, nas instituições interessadas, bem como eventos de educação para a saúde (palestras, mesas redondas, etc). 

Educação para a promoção da saúde: Palestras e bate-papos realizados nas instituições pelos voluntários médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, educadores físicos e psicólogos, e destinados aos pais e responsáveis, a respeito de temas relacionados à promoção da saúde.

Atendimento esporádico: O Sempre Criança programa, junto às instituições atendidas, um “dia de atendimento médico gratuito”, e assim realiza-se um mutirão em cada instituição.

Rede de solidariedade e informação: Divulgação entre os médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos e enfermeiros as necessidades médicas excepcionais e mais complexas apresentadas por crianças das instituições, verificando se conhecem opções mais simples ou se podem ajudar de alguma forma indireta.

 


 

Data: 09/11/2019

Horário: 10 às 16h

Instituição para a realização: Escola Municipal Santos Dumont – R. Manoel Corrêa – Fátima, Niterói 

Atividades propostas: 

O Sempre Saúde na E. M. Santos Dumont está focado na saúde mental e como ela se reflete em nosso corpo, e será voltado para um público de adolescente

– Teremos uma equipe com diferentes profissionais fazendo um bate papo num estilo ao programa Altas Horas, onde algumas pessoas debatem o assunto e quem está assistindo terá também a oportunidade de perguntar ou expor seu ponto de vista. Os seguintes temas serão abordados: 

  • O que é Saúde mental? – Como os exercícios físicos ajudam a manter uma boa saúde mental. – “Depressão é frescura, falta de Deus, preguiça… “mitos e verdades sobre a depressão.. 
  • Como saber se tenho Depressão? – “psicólogo/psiquiatra é médico de doido. Eu não preciso disso.” Quem deve ir ao psicólogo? – Como se prevenir das doenças sexualmente transmissíveis.
  • “Estou grávida, e agora?” –  Como lidar com a gravidez na adolescência e quais métodos anticoncepcionais.
  • Os alimentos que como pode ajudar ou piorar a saúde mental?
  •  Em meio a tantas dúvidas e deveres na adolescência, como aprender “controlar” as emoções através da ioga e meditação. E usar as emoções em nosso favor.
  • Por que a taxa de suicídio entre os adolescentes é a que mais cresce no mundo?
  • Como a dificuldade de aceitação de si mesmo e do outro está diretamente relacionada a depressão e problemas nas relações afetivas.

Haverá também:

  • Atendimento médico básico para os adultos (consultas, aferição de parâmetros básicos de saúde);
  • Atendimento médico especializado para as crianças:
    • Especialidades sugeridas pela instituição: Dermatologia – Pediatria – Clínico Geral – Ginecologia – Psiquiatria
  •  Atendimento com nutricionista, e;
  • Atendimento com preparador físico.

Venha participar!

Caso tenha interesse em se cadastrar como voluntário para integrar nossa equipe de apoio ou como profissional de saúde, não deixe de preencher o formulário de inscrição: basta clicar AQUI.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parceiros e apoiadores do Sempre Criança